No evento, a médica veterinária Ariani Monaly Garcia Monteiro, coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro e o secretário da Câmara Setorial do Leite, zootecnista Orlando Serrou Camy Filho, conheceram os projetos “Beba Mais Leite” e “ABRALEITE”. O primeiro é organizado pela veterinária Flávia Fontes, editora da revista Leite Integral, com o apoio de 43 empresas do setor lácteo e visa a conscientização da importância do leite como alimento, por meio da realização de palestras com o Dr. Dráusio Varela e Olivier Anquier, além de campanha em mídias e impressos.
Já o ABRALEITE é uma iniciativa do Geraldo Borges, coordenador da Câmara Setorial de Brasília, que visa a criação da Associação Brasileira de Produtores de Leite, voltada à defesa da produção ante à pressão das indústrias para segurar preços.
Em visita aos estandes das empresas de tecnologia foram atualizados os conhecimentos em novos materiais no sistema de ordenha mecânica, com a teteira triangular e pulsador selado e no aleitamento de bezerros com os bicos de baixa vazão. Observou-se o benefício na eficiência produtiva com o conforto animal sendo atendido.
Dentre os expositores estavam produtores de queijo artesanal (foto), feito com leite crú e com selo de origem. Eles relataram as dificuldades encontradas por eles quanto ao atendimento da legislação sanitária e os seus planos para habilitação ao SISBI e viabilização da comercialização a outros Estados.
A Megaleite 2017 foi um show de qualidade genética em produção de leite, com a presença de 1700 animais. Na ocasião foram homenageados criadores, profissionais e lideranças do agronegócio com a medalha do Mérito Girolando 2017.
Com informações de Orlando Serrou Camy Filho
Publicado por: