Campo Grande (MS) – O secretário Jaime Verruck recebeu a deputada federal Tereza Cristina na tarde desta sexta-feira. Junto com a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), eles debateram sobre as demandas da cadeia produtiva do leite.
A deputada esteve com o secretário para reforçar o pedido da Câmara Setorial que quer a redução do Imposto sobre a Comercialização de Mercadorias Serviços (ICMS) do leite durante um período determinado, para deixar o setor mais competitivo frente a estados vizinhos como Paraná, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
O secretário Jaime Verruck disse à deputada que vai analisar a proposta e levar ao governador e à Secretaria de Fazenda (Sefaz) para que as discussões necessárias sejam feitas. A proposta é voltada para indústrias leiteiras venderem o produto excedente, em um modelo similar ao que atendeu a uma necessidade pontual da pecuária.
Pequeno produtor
Outra demanda da cadeia do leite debatida durante o encontro na Semagro foi sobre o laticínio Lactalis, que fechou em maio deste ano e anunciou recentemente que vai deixar a atividade em Mato Grosso do Sul. O problema é que os produtores que forneciam leite para essa indústria tinham resfriadores para armazenamento.
A Lactalise é uma empresa de médio porte que tinha capacidade instalada para produzir 600 mil litros de leite por dia e com o seu fechamento ficou o gargalo para os produtores que pediram ajuda da Câmara Setorial e do Governo do Estado.
O Governo do Estado se comprometeu a buscar uma solução para a manutenção temporária do uso dos resfriadores para que os produtores consigam continuar operando. Jaime Verruck ficou responsável por tentar fazer contato com a Lactalise, na próxima semana em São Paulo, para pedir a manutenção por um período adicional para manter os resfriadores.
Publicado por: